calculadora de financiamento de veículos

Calculadora de financiamento de veículos: veja aqui!

A calculadora de financiamento de veículos é uma ferramenta que pode auxiliar o consumidor a descobrir o pagamento mensal que será feito em seu investimento. Através dela, é possível analisar os juros e o montante total que será desembolsado.

Mas para que você possa utilizar essa ferramenta, será necessário informar o valor do veículo, o valor que pretende dar na entrada, a taxa dos juros mensais ou anuais e qual o prazo de seu financiamento. 

calculadora de financiamento de veículos

Calculadora de financiamento de veículos: Entenda aqui como fazer sua simulação

O que é uma calculadora de financiamento de veículos?

Para utilizar a calculadora de financiamento de veículos, alguns dados devem ser informados: o valor do veículo em reais, a taxa de juros mensais ou anuais compostos e qual é o prazo do financiamento. 

Também será necessário informar qual o valor que você pretende dar de entrada, que também pode ser o valor do veículo usado.

Caso esteja financiando um veículo no valor de R $40 mil, pretende dar de entrada R $10 mil, taxa anual dos juros de 2% e com um prazo de pagamento em 36 meses, esses dados devem ser colocados nos campos da calculadora de financiamento de veículos. 

Para colocar esses dados, basta substituir os valores que já estão presentes na calculadora. Depois disso, será possível encontrar o valor que será pago em suas prestações e o total que será pago no veículo, incluindo o valor da entrada. 

Vale ressaltar que a taxa que deve ser informada na calculadora de financiamento de veículos é a efetiva, ou seja, deve incluir as informações do IOF e demais cobradas pela instituição financeira. 

O que é o financiamento de veículo?

Basicamente, o financiamento funciona como um “empréstimo”. Ele pode ser utilizado para obter um recurso que o consumidor tem interesse que, nesse caso, se trata de um veículo novo ou usado.

Caso a instituição aprove o pedido, o valor será transferido ao cliente, seja pessoa jurídica ou pessoa física. E, conforme contratado, ele recebe o montante de volta de maneira parcelada, assim como o acréscimo de juros. 

É muito comum que o financiamento seja solicitado para investir em um carro, moto, caminhão ou imóvel. Isso acontece porque grande parte dos consumidores não tem o valor à vista ou preferem o investimento por questões estratégicas. 

Quais são as menores taxas de financiamento de veículo?

Após informar todos os dados na calculadora de financiamento de veículos, poderá observar o total que será pago em seu investimento. 

De maneira geral, as seguintes instituições financeiras oferecem as menores taxas de financiamento de veículo: 

  • Banco do Brasil: Essa modalidade está disponível para os correntistas da instituição financeira. É possível contratar o financiamento diretamente no aplicativo, pagando taxas parecidas com a do mercado: 1,99%a.m totalizando 26,74% a.a.
  • Caixa Econômica Federal: Através da Caixa, os consumidores conseguem financiar seu veículo em até 80% do valor total, com taxas de juros pré-fixadas a partir de 1,49% a.m, sem nenhuma cobrança adicional. 
  • Itaú: Não é necessário ser um correntista para solicitar o financiamento de um veículo, mas a instituição responde mais rápido seus clientes. É possível financiar um veículo usado ou novo. 
  • Santander: No banco Santander, somente os clientes podem solicitar financiamento de veículo. Assim como uma calculadora de financiamento de veículos, a instituição disponibiliza uma simulação online das parcelas que serão pagas. É comum que as taxas atrativas fiquem em torno de 1,92% a.m, ou seja, 25,69% a.a.

Vale ressaltar que o processo de financiamento pode ser feito em qualquer instituição financeira que realize o processo, não só as citadas anteriormente. Mas cada uma delas lida com sua própria maneira de financiar veículos ou imóveis.

Quais documentos são necessários?

Mesmo que não seja necessário apresentar nenhum documento na calculadora de financiamento de veículos, no financiamento algumas documentações são necessárias, são elas:

  • Documento original com foto, como RG ou CNH;
  • CPF;
  • Comprovante de Renda e Residência.

Caso pretenda fazer o financiamento de um veículo usado, também será necessário outros documentos: 

  • Documento original com foto do vendedor;
  • Comprovante de residência do vendedor;
  • Comprovante de IPVA;
  • CRLV;
  • Comprovante do Seguro Obrigatório;
  • Recibo de transferência devidamente assinado e com firma reconhecida.
calculadora de financiamento de veículos

Quais são os tipos de financiamento que existem?

No Brasil, existem duas maneiras de realizar o financiamento de veículo: CDC e Leasing. Mesmo que existam diferenças, é possível utilizar a calculadora de financiamento de veículos em qualquer caso.

  • CDC: O CDC é um financiamento com garantia. Isso significa que o bem que está sendo adquirido fica em nome do cliente com alienação fiduciária. Resumidamente, a instituição financeira fica com o bem até que a dívida seja quitada.
  •  Leasing: O Leasing funciona como um aluguel com a opção de adquirir um bem. Nesse caso, a instituição também fica com a instituição e deve ser quitado em até 24 meses. 

Leve em consideração todos esses aspectos antes de financiar seu veículo. 

Published by